sexta-feira, 6 de junho de 2014

Recursos e estratégias em baixa tecnologia para aluno com TGD em seu desenvolvimento

1.Título da Atividade: Pranchas de Comunicação

2. Público a que se destina: Aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

3. Idade: para alunos que estão chegando na Escola

4. Local de utilização: sala de aula e  AEE


Sim e Não












Higiene Pessoal

5. A Comunicação Humana é uma das práticas culturais mais significantes e fundamentais dos seres humanos , assim quando seres humanos interagem em um processo de comunicação,envolvem-se ativamente na construção de significados e sentidos (Tomasello 2003).
Percebe-se que nos casos de TEA há falhas na interação nos sujeitos, causando déficits de comunicação, com isso a importância do uso das pranchas de comunicação , como uma tecnologia que promove a inclusão.
Para os alunos com TEA que estão ingressando na Escola se faz necessário o acolhimento e a comunicação, para que possa ser repassado ao aluno o cotidiano escolar; entender suas necessidades; inclusão dele num meio social mais amplo e desconhecido,etc....Para tal as pranchas de comunicação são recursos visuais de apoio que deve ser usado desde o início, se a criança não tem o habito anterior de utilizá-las. 
Pode-se iniciar com as pranchas de  Sim ou Não, necessidades de higiene pessoal , lugares da Escola, sequencia da rotina escolar,etc...conforme o aluno adquira a habilidade de utilizar-se dos símbolos e representações,vai sendo ampliada .
O uso das pranchas  deve ser socializado para a classe(turma) que a usará como forma de comunicação, bem como com todas as pessoas que interagem com o aluno .

6. Intervenções do professor do AEE: O Professor deverá auxiliar na construção das pranchas, em parceria com o professor da sala de aula, conforme a necessidade do aluno; auxiliar na explicação para o professor e alunos  das sala como utilizar esse recurso; auxiliar o aluno com TEA na utilização das pranchas;auxiliar a família no uso do recurso;bem como   avaliar o desenvolvimento do aluno .

Fonte: www.portalassistiva.com.br
                 


















3 comentários:

  1. Achei muito interessante suas atividades pois para o TEA é na comunicação que apresentam maior dificuldade e a prancha ajuda muito essa questão. Vejo que além de ajudar na comunicação também tem uma importancia para a integração do aluno na escola.

    ResponderExcluir
  2. As pranchas de comunicação apresentadas vão de encontro com as necessidade do aluno, no ingresso à escola e na interação. Com a intencionalidade da comunicação e com a compreensão (significados e sentidos) é possível definir o recurso e ampliar as comunicações de acordo com as vivências, na escolarização.

    ResponderExcluir
  3. A PRANCHA DO SIM E DO NAO É TÃO SIMPLES MAS TÃO SIGNIFICATIVA, POIS O ALUNO CONSEGUE FAZER A OPÇÃO ENTRE UM OU OUTRO PARA PODER SE COMUNICAR E SE SITUAR NO MUNDO. SE NÃO TIVERMOS SOFTWARES OU MATERIAIS TECNOLÓGICOS PARA FAZER AS FIGURAS, É POSSÍVEL FAZERMOS A PARTIR DE RECORTES DE REVISTAS, ENFIM. É UM RECURSO SIMPLES E SIGNIFICATIVO.

    ResponderExcluir