terça-feira, 24 de junho de 2014

¨O Modelo dos Modelos¨- Ítalo Calvino.

O texto de Ítalo Calvino -¨¨ O modelo dos Modelos¨,nos faz refletir que não há modelos homogêneos e/ou padronizados que se adequam ao ser humano.
Ao longo do curso de Atendimento Educacional Especializado -AEE discutimos exaustivamente essas questões, onde cada aluno é ímpar em suas necessidades e habilidades.
Um dos papéis do Professor do Atendimento Educacional Especializado é contribuir na desconstrução e quebra de paradigmas a respeito da aprendizagem do aluno com deficiência.
Elaboramos vários Planos  de AEE, de acordo com as necessidades de cada aluno e corroboramos que cada plano é único e se adapta para aquele aluno ,não sendo portanto indicado para outro.
O Professor do AEE deve deve realizar junto com  a Equipe Escolar estudo de caso através da apresentação;esclarecimento; identificação da natureza; resolução do problema para depois efetivar a elaboração do plano de atendimento e necessidades do aluno.
O plano individual considera a pessoa (aluno), antes da deficiência ,buscando eliminar barreiras que interferem no seu processo de aprender.Busca também organizar e disponibilizar recursos e serviços pedagógicos e de acessibilidade para o atendimento ás necessidades educacionais específicas.
A construção e/ou elaboração deste ocorre através de parcerias intersetoriais; família; com o professor da sala de aula regular etc...,ou seja, nunca isolado.
Para a aprendizagem dos alunos com deficiência se faz necessário flexibilização e não existe receita ¨pronta¨ou modelo padrão.          

Um comentário:

  1. No Plano AEE, precisamos conhecer o aluno: seus gostos, seu jeito, suas dificuldades, suas potencialidades. O fato dele ter deficiência não o define. Por isso dizemos aluno com deficiência, e não aluno deficiente.
    Suas observações e reflexões ficaram ótimas, parabéns!

    ResponderExcluir