sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Softwares Educacionais- auxiliam a construção de aprendizagens para alunos com Deficiência Intelectual

 Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador,sendo os softwares  programas.
O computador, representando as ferramentas da informática e o softwares educativo, usados na educação, torna-se cada vez mais um amplificador de potencialidades na capacitação e aperfeiçoamento de alunos .
Nos softwares educacionais predominam atividades experimentais em que o programa produz um ambiente com situações variadas para que o aluno explore e construa conhecimentos.
Das inúmeras possibilidades de recursos e de apoio que se apresentam no cenário educativo contemporâneo, o saber e a materialidade das tecnologias tem possibilitado a construção de interfaces para promover e impulsionar o desenvolvimento sociocognitivo dos alunos.No entanto, recursos computacionais, por si só, não desempenham funções esperadas se  não forem mediadas por professores .
Segundo Hogetop e Santarosa ¨O contato e uso das ferramentas informáticas para alguma pessoas pode ser opcional e casual, para outras, necessário, mas para outras ainda, é imprescindível, abrindo-lhe portas,ou talvez apenas janelas ,para um convívio mais respeitoso e satisfatório com seus semelhantes ¨.
O Núcleo de Educação Corporativa da Universidade Estadual Paulista (UNESP) criou a ¨FAZENDA  RIVED¨, um recurso tecnológico, que tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento e a aplicação prática dos conceitos de agrupamentos,quantificação, ordenação numérica e contagem para a Educação Infantil.


  

Exemplo de uma das ATIVIDADES 



No cenário existem quatro árvores de diferentes tamanhos e escadas com a altura certa
para cada árvore. No início, as escadas estarão dispostas de forma aleatória nas árvores
e o fazendeiro diz:
Seu Zé: Para alcançar as frutas é necessário escolher a escada correta para
cada árvore.
O aluno então deverá colocá-las nas respectivas árvores. Quando se arrasta uma escada
da árvore a para a árvore b,as escadas trocam de posição.
Mostramos aqui uma forma diferente de corresponder e estamos relacionando os objetos
com características comuns.

O objetivo principal é promover a aprendizagem significativa e contextualização às crianças ¨Um Dia na Fazenda¨,onde os alunos podem perceber a importância da contagem em alguns problemas básicos.Os problemas apresentados podem ser relacionados a diversos outros contextos dos alunos, procurando auxiliá-los a generalizar o conceito aprendido.  

http://www.mec.prudente.unesp.br/NEC/RIVED/objetos.php.
   

2 comentários:

  1. Adoro este jogo e utilizo muito com meus alunos sua interface eh bem colorida e dinâmica prendendo a atenção do aluno estimulando a memoria e atenção.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito deste jogo, já usei e ainda uso bastante com meus alunos.
    Parabéns pela escolha.
    Ingrid

    ResponderExcluir