O computador, representando as ferramentas da informática e o softwares educativo, usados na educação, torna-se cada vez mais um amplificador de potencialidades na capacitação e aperfeiçoamento de alunos .
Nos softwares educacionais predominam atividades experimentais em que o programa produz um ambiente com situações variadas para que o aluno explore e construa conhecimentos.
Das inúmeras possibilidades de recursos e de apoio que se apresentam no cenário educativo contemporâneo, o saber e a materialidade das tecnologias tem possibilitado a construção de interfaces para promover e impulsionar o desenvolvimento sociocognitivo dos alunos.No entanto, recursos computacionais, por si só, não desempenham funções esperadas se não forem mediadas por professores .
Segundo Hogetop e Santarosa ¨O contato e uso das ferramentas informáticas para alguma pessoas pode ser opcional e casual, para outras, necessário, mas para outras ainda, é imprescindível, abrindo-lhe portas,ou talvez apenas janelas ,para um convívio mais respeitoso e satisfatório com seus semelhantes ¨.
O Núcleo de Educação Corporativa da Universidade Estadual Paulista (UNESP) criou a ¨FAZENDA RIVED¨, um recurso tecnológico, que tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento e a aplicação prática dos conceitos de agrupamentos,quantificação, ordenação numérica e contagem para a Educação Infantil.
Exemplo de uma das ATIVIDADES
No cenário
existem quatro árvores de diferentes tamanhos e escadas com a altura certa
para cada
árvore. No início, as escadas estarão dispostas de forma aleatória nas árvores
e o fazendeiro
diz:
Seu
Zé: Para alcançar as frutas é necessário escolher a escada correta para
cada
árvore.
O aluno então
deverá colocá-las nas respectivas árvores. Quando se arrasta uma escada
da árvore a
para a árvore b,as
escadas trocam de posição.
Mostramos aqui
uma forma diferente de corresponder e estamos relacionando os objetos
com características comuns.
O objetivo principal é promover a aprendizagem significativa e contextualização às crianças ¨Um Dia na Fazenda¨,onde os alunos podem perceber a importância da contagem em alguns problemas básicos.Os problemas apresentados podem ser relacionados a diversos outros contextos dos alunos, procurando auxiliá-los a generalizar o conceito aprendido.
http://www.mec.prudente.unesp.br/NEC/RIVED/objetos.php.
http://www.mec.prudente.unesp.br/NEC/RIVED/objetos.php.
Adoro este jogo e utilizo muito com meus alunos sua interface eh bem colorida e dinâmica prendendo a atenção do aluno estimulando a memoria e atenção.
ResponderExcluirGosto muito deste jogo, já usei e ainda uso bastante com meus alunos.
ResponderExcluirParabéns pela escolha.
Ingrid