sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Fazenda RIVED

É um Recurso Tecnológico , desenvolvido para a Educação Infantil, que tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento e aplicação prática dos conceitos de agrupamento,quantificação,ordenação numérica e contagem.
Tem sua  interface modelada sob a metáfora de uma Fazenda.Na tela de abertura ,visualizam-se ambientes da fazenda -silo-casa-celeiro- pomar-mangueira-curral,onde para cada um desses cenários está associada uma atividade que busca desenvolver habilidade para a construção do número e de suas relações:
AGRUPAMENTO,CORRESPONDÊNCIA BIUNÍVOCA e ORDENAÇÃO: agrupar animais e relacionar a quantidade de cada conjunto `a representação numérica.
ORDENAÇÃO: colocação em ordem crescente de números de acordo com a quantidade de frutas em cada cesto.
CORRESPONDÊNCIA BIUNÍVOCA E ORDENAÇÃO: relacionar a quantidade de cada conjunto de animais com sua representação numérica.
CORRESPONDÊNCIA NUMÉRICA: número de  pintinhos a serem encontrados e qual ao número de ovos quebrados.
CORRESPONDÊNCIA NUMÉRICA: relacionar o tamanho da árvore ao da escada ,tendo como critério a quantidade de frutas de cada planta.
JOGO DA MEMÓRIA: animais e seus filhotes escondidos debaixo dos montes de feno devem ser encontrados.
COMPARAÇÃO e ASSOCIAÇÃO: relacionar a quantidade de vacas que entrou no celeiro com a que saiu.

A   Fazenda RIVED é visualmente atraente ,interativo e de fácil utilização para o usuário, apresentado na versão dowload e on-line. Inicia com uma apresentação sonora do fazendeiro informando que há muito trabalho para ser realizado na fazenda. Essa ¨fala¨ do fazendeiro também é descrita de forma textual. Ao passar o mouse ou pelo teclado o aluno terá acesso as atividades propostas pelo aplicativo.    
As atividades são desenvolvidas de forma lúdica, levando a construção do número e permitindo ao professor associar ás estruturas lógicas como classificação,ordenação,inclusão de classes, conservação e   relação de conjuntos.
O Jogos são fundamentais para a criação de situações-problema ,de forma lúdica, onde o aluno possa desenvolver linguagem, criatividade, memória etc...
A fazenda RIVED ,quando o aluno não acerta a resposta , o jogo aponta (fala) a busca da solução do problema ,levando o aluno a pensar na elaboração da resposta correta.As atividades desenvolvidas buscam dar sentido à   aprendizagem ,bem como transferência desta em outros contextos, o que é  importante na construção de conhecimento do alunos com deficiência Intelectual, segundo Figueiredo,Poulin e Gomes.
Nas atividades pode-se ter o Professor do AEE como mediador do aluno,bem como verificar as fragilidades  e entender os processos de aprendizagem  para futuras intervenções  de superação das dificuldades do aluno.  ( Gomes, Poulin e Figueiredo).
O Jogo trabalha  com os mecanismos de aprendizagem  relacionados a memória, atenção, transferência de aprendizagem ,metacognição e motivação, processos importantes na aquisição de conhecimento,segundo Figueiredo e outros.
      
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário