terça-feira, 11 de março de 2014

AEE para a pessoa com surdez

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR- ABORDAGEM BILINGUE NA ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM SURDEZ.


A Construção de um caminho pedagógico para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas com surdez numa perspectiva inclusiva, com base em princípios decorrentes de novos paradigmas, tem encontrado dificuldades para se efetivar, em virtude de problemas relacionados a decisões político-filosóficas, pedagógicas, metodológicas e de gestão e planejamento da escola brasileira.


O AEE para alunos com surdez, na perspectiva inclusiva, compreende e reconhece o potencial e as capacidades dessas pessoas, buscando o seu pleno desenvolvimento e aprendizagem.
No processo educativo a educação bilíngüe é um direito da pessoa com surdez. Decreto nº 5626, de 05 de dezembro de 2005.


Segundo Damázio (2007), o AEE envolve três momentos didático-pedagógicos:
1-     O Atendimento Educacional Especializado EM LIBRAS: fornece a base conceitual dos conteúdos curriculares desenvolvidos na sala de aula, em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), articuladamente com o professor da sala de aula.
Ocorre no horário oposto á escolarização e é um trabalho complementar em LIBRAS, ao que está sendo estudado em sala de aula.
A proposta pedagógica é possibilitar a ampliação da relação dos alunos com o conhecimento. Cabe ao professor do AEE o planejamento do atendimento, levando em consideração: acolhimento de todos os alunos; Identificação das habilidades e necessidades educacionais específicos dos alunos; parceria com os professores da sala de aula; estudo dos termos científicos das áreas especificas em LIBRAS; identificação, organização e produção de recursos didáticos acessíveis a serem utilizados para ilustrar as salas de aula comum e do AEE e realizar avaliação da aprendizagem por meio da LIBRAS.


1-     O Atendimento Educacional Especializado DE LIBRAS: o professor precisa ter conhecimento da estrutura e fluência em LIBRAS; desenvolver os conceitos em Libras de forma vivencial e elaborar recursos didáticos
O AEE deve ser planejado com base na avaliação do conhecimento que o aluno tem a respeito da Libras e realizado de acordo com o estagio de desenvolvimento da língua em que o aluno se encontra. 
O professor do AEE, após avaliação inicial, fará uma organização didática para melhor desenvolvimento do aluno com surdez.  Cabe ao professor do AEE, também, avaliar sistematicamente a aprendizagem do aluno em LIBRAS.


2-     O Atendimento Educacional Especializado DE LÍNGUA PORTUGUESA: a proposta pedagógica para ensinar português escrito para alunos com surdez, orienta-se pela concepção bilíngue – LIBRAS e PORTUGUÊS escrito. No AEE para ensino de Língua Portuguesa escrito é importante considerar: o aluno com surdez e o ato de ler; aluno com surdez e o ato de escrever; processo de letramento que perpassa  a Educação Infantil e o ciclo de alfabetização e depois o fundamental. O AEE deve ocorrer no horário oposto á sala de aula, envolver articulação entre professor do AEE (com formação em letras) e o professor da sala de aula comum. O Objetivo do atendimento do AEE é desenvolver competências linguística, bem como textual dos alunos com surdez. O atendimento do AEE para o ensino da Língua Portuguesa não utiliza a LIBRAS, e deve mediar o processo de atenção gradativa desta pelo aluno com surdez. As aulas devem ser preparadas de acordo com o estágio de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, diariamente. O ensino da Língua Portuguesa por escrito é de extrema importância para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno com surdez em sala de aula comum e na vida social.

Na perspectiva Inclusiva da Educação de pessoas com surdez, o bilingüismo que se propõe é aquela que destaca a liberdade do aluno se expressar em uma ou outra língua e de participar de um ambiente escolar que desafie seu pensamento e exercite sua capacidade perceptivo-cognitiva, suas habilidades para atuar e interagir em um mundo social que é de todos, considerando o contraditório, o ambíguo, as diferenças entre as pessoas.      

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